Ouro

Muito valioso para joalheria, e muito procurado pelo mercado financeiro, principalmente em épocas de incertezas, o ouro é conhecido desde a antiguidade.

Possui características importantes como não oxidar facilmente, ser resistente a muitos ácidos, macio, fácil de laminar, excelente para trefilar e de cor amarela. Propriedades ótimas para a confecção de joias.

O ouro, por ser muito macio, é ligado principalmente ao cobre e a prata para aumentar sua resistência mecânica. Existem outros componentes que são usados em menor escala também para ser feita a mistura com ouro. Para esta mistura, usaremos o nome de liga que falaremos de sua importância na joalheria.

As ligas podem ser feitas pelos próprios ourives com sua receita caseira ou adquiridas de empresas especializadas que já vendem este produto pronto com a cor (alguns tons de amarelo, tons de vermelho e branco) e utilidade específica (fundição ou laminação, por exemplo). Estas ligas são preparadas para diversos teores de ouro também que vamos conversar no texto abaixo.

Sobre o teor do ouro:
Existem duas maneiras de falarmos sobre o teor de ouro, um mais comum, que é o teor em quilates. Neste, dividimos a quantidade total em 24 partes e com a quantidade de partes de ouro nós definimos a “quilatagem” (Não confundir com quilates usado em medida de peso).

Alguns exemplos:
Em um pedaço de ouro ligado com 24 G teremos o teor 18K se 18 partes ou neste caso 18 G de ouro puro forem misturados a 6 G de liga.

Podemos usar a mesma lógica para definirmos outros teores:
Em 24 G, 14 G de ouro puro e 10 G de liga- 14K.
Em 24 G, 10 G de ouro puro e 14 g de liga- 10K.

Ou podemos usar o sistema métrico e definir matematicamente. Ouro 750 quer dizer que temos 75% de ouro e 25% de ligas por exemplo.

Quando fazemos as “contas” podemos perceber que o ouro 18K é também ouro 750.

Perguntas e Respostas sobre o Ouro!

De onde vem o ouro que é usado nas joias produzidas no Brasil?

Assunto muito polêmico pela existência de garimpos ilegais em áreas indígenas no Brasil.

Depois da joia pronta não existe como verificarmos a procedência do ouro. O ouro não carrega um “DNA”. Depois de purificado ele é sempre igual.  Sabemos que é uma grande preocupação do setor joalheiro a procedência do ouro utilizado e que a maior parte do ouro que é retirado dos garimpos ilegais tem como destino outros países. Muito ouro também vem da reciclagem de joias que as pessoas resolvem “derreter”.


O que é ouro baixo?
Não existe ouro baixo! A joia é composta de ouro e liga.  No Brasil, o mais comum são joias de 18 quilates, ou ouro 750, ou ainda, 25% de liga e 75% de ouro. Em outros países, pode-se comprar joias com ouro a 9, 10, 12 ou 14 quilates. Em todos os casos, a joia é valiosa e carrega uma história bonita para ser lembrada.

Em alguns casos, felizmente raros, misturam menos ouro do que o prometido.  Isso é ilegal, e associações como a AMAGOLD garantem o teor de ouro, através de rigorosos testes, e na Universo Joias temos um acordo igualmente muito severo para garantir.

O importante é que a joia que você adquire possua o teor que foi especificado.

A joia em ouro branco é mais valiosa ou menos valiosa que a joia em amarelo ou vermelha? Não...Tem exatamente o mesmo valor.

Uso uma joia de ouro branco e ela está amarelando, fui enganado?
Não...O ouro por ter cor amarela, sempre terá este tom, por mais prata e outros materiais que adicionarmos a liga. Para a joia ficar com um branco muito bonito, as joalherias adicionam um banho de ródio, que com o uso pode sair. Existe um material, que quando adicionado a liga garante um tom mais branco, o paládio, geralmente é utilizado em alianças de ouro branco, pois elas apresentam maior desgaste banho de ródio, pois são usadas diariamente.

O brinco que comprei está deixando minha orelha inflamada, isto acontece com o ouro?
O ouro não causa alergia, porém os materiais que compõe a liga podem. Principalmente se a liga tiver níquel. No Brasil a maioria dos fabricantes não usam mais ligas com níquel, mas joias de outros países podem conter. O fato de a joia ser de teores menores não implicam diretamente na alergia e sim os componentes da liga.

Existem certificações para joias de ouro?
Geralmente todas as joias são certificadas pelo próprio joalheiro que apresentam sua história e sua palavra como garantia. Acreditem... no setor joalheiro a palavra vale muito!

A outra certificação que encontramos é o selo AMAGOLD, que certifica segundo critérios de teor. Na empresa que tem este selo, é feita uma amostragem na produção periodicamente e verificado se o teor da joia está correto.